quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Seixas, Aldo Queiroz, Aquino e o baile dos reacionários


O que significa as eleições na UFOPA? Esse questionamento é fundamental para nos situarmos no debate emaranhado e espinhoso que são as eleições para reitor na universidade. Um fato importante, muito além do pragmatismo eleitoral, são os grupos que se articulam para disputar o pleito.

O grupo de Seixas se forjou com fortes articulações políticas de projeção nacional. Arraigado na burocracia do Estado desde os tempos sombrios da ditadura militar, Seixas traz consigo um projeto de universidade enraizado na precarização e na forte centralização administrativa.

Com ele não tem conversa! Não busca diálogo com professor, técnico ou estudante. Prefere o comodismo das manobras políticas ao embate das idéias nos órgãos deliberativos da instituição. Foi por isso que seu grupo aparelhou o CONSUN, botando um cabresto nos membros majoritário. Na época houve uma campanha de votar nulo no CONSUN que nos anula. Pouco adiantou, afinal, a legitimidade é um jargão esfarrapado para a reitoria.

O grupo que se contrapõe a atual gestão é o da Raimunda Monteiro. Esse grupo tem conseguido dialogar com uma ampla parcela de professores, técnicos e estudantes. Obviamente que o um forte indutor para a unidade é a repulsa ao grupo do Seixas. Esse grupo representa hoje a possibilidade de uma Universidade sem Seixas, sem Aldo, ou seja, a possibilidade de uma vitória sobre as velhacarias políticas da UFOPA.

Cabe pensar que futuro terá a UFOPA?


Com Seixas, as perspectivas são obscuras, com o Aldo Queiroz a situação se agrava ainda mais. Trata-se de um velho conhecido, versado nas mais antidemocráticas e repressoras ações. Pensa a universidade a partir do seu umbigo. Dirigiu por longos anos o campus da UFPA em Santarém, período em que não poupou esforços em calar a voz dos movimentos organizados. Com Aldo não tem conversa²x10²¹³.
Já o Aquino é o bom garoto do Seixas, empenhado em seguir a risca a cartilha Lourenço. 
Ai de ti UFOPA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário